Pessoal, muito simples. Nada de purgatório e sim redenção. O avião da Oceanic definitivamente caiu na ilha no inicio de tudo. Tudo o que os personagens viveram foi real. Alguns até conseguiram sair da ilha uma vez, como o Jack, a Katie, o Hugo e outros... Que foram resgatados da primeira vez e mentiram para o mundo dizendo que não haviam mais sobreviventes onde caíram. Isso tudo para proteger a ilha - lembram disso?
Então... Decidiram voltar para salvar os amigos que deixaram na ilha e, já de volta a ilha, seguindo as teorias do “amigo Físico” sobre física teórica moderna “teorias do espaço-tempo” decidiram explodir a bomba de hidrogênio para evitar que o avião caísse da primeira vez “pois graças ao campo magnético da ilha conseguiram voltar no tempo antes do avião cair” e assim o fizeram e obtiveram êxito.
O ponto chave da historia é a médica obstetra “Julliet” ela marca um ponto crítico no entendimento da série. Antes de ela conseguir explodir a bomba de hidrogênio no fundo do poço magnético – lembram disso? Pois é... Os flashes dos personagens e da série eram lembranças do passado, e a trama era feita em diversos momentos pré e pós a queda do avião da Oceanic devido a instabilidade do espaço-tempo gerada pela saída de John Lock da ilha pela roda de luz onde seria a estação orquídea.
Mas muita atenção! A “Julliet” – repito - ela foi fundamental para o entendimento da série, pois a partir do momento em que ela consegue explodir a bomba e morre no fundo do poço magnético todos os personagens retornam ao tempo presente. E a partir daí, os flashes não são mais do passado e sim da “realidade paralela criada pela não queda do avião”. Ou seja, eles obtiveram êxito em explodir a bomba e evitar que o avião “lá da primeira temporada” caísse. Por isso os flashes passam a mostrar a vida dos personagens como seriam se o avião não houvesse caído.
Mas o fato é que eles estavam presos àquela realidade. E não poderiam simplesmente transpor as realidades, pois eles já pertenciam a realidade da queda do avião na ilha. E assim a trama segue nos mostrando as duas realidades “a do avião que cai na ilha – realidade 1” e ”a do avião como se não tivesse caído na ilha – realidade 2”.
>>>> FINAL DESVENDADO <<<<
O problema é que, segundo a mensagem que a série passou no episódio final, foi um erro ter evitado a queda do avião com a explosão da bomba enquanto estiveram no passado. Pois houve uma rachadura nas realidades e isso deixou (vazia – incompleta) a vida dos personagens nas duas realidades. Mas graças ao Desmond e sua capacidade de vivenciar as duas realidades conscientemente, houve a tentativa de unir ambas as realidades novamente. E ele vai aos poucos unindo (fazendo se encontrar) as pessoas do vôo da Oceanic que tiveram laços fortes (na realidade paralela em que o avião cai na ilha) “na outra vida” e isso é o suficiente para trazer as consciências e lembranças dos personagens para a outra realidade em que eles não caíram na ilha. Gerando assim um entendimento e compreensão de seus “vazios interiores” de suas vidas.
Enquanto isso tudo ocorre da “realidade 2 – A QUE O AVIÃO NÃO CAIU“ na “realidade 1 – A QUE O AVIÂO CAIU” Jack e os outros se deparam com o lado sobrenatural da ilha, o coração da ilha, o Jacob e a fumaça negra que tenta sair da ilha e que é agora o Jonh Lock. Por fim Jack escolhe proteger a ilha com o ritual de Jacob para não deixar o “monstro” sair da ilha e acabar com as duas realidades.
Enfim Jack mata o “monstro na pele de John Lock” na “realidade 1” enquanto na “realidade 2” os personagens vão aos poucos tomando consciência “ lembrando a outra vida na ilha” e se preparam para junto ao Desmond unir novamente as duas realidades e deixar tudo como deveria ser em suas redenções.
Enquanto os últimos tentam escapar da ilha, Jack, Hugo e Ben vão resgatar Desmond no coração da ilha “a caverna luminosa” e tentar reacender a luz para a ilha não sumir... E conseguem! Sendo agora Hugo o protetor da Ilha, pois Jack dá a ele essa responsabilidade, desce no poço da caverna, salva Desmond e não volta.
Enquanto todos se reúnem em uma igreja na “realidade 2” já com a consciência da outra vida a “realidade1” – “na realidade 2” seus vazios pessoais se completam, tudo faz sentido para eles... Jack já relembrando algo - na realidade 2, chega com Katie na igreja e ela diz o esperar lá dentro quando ele estiver pronto. No fim, enquanto as duas realidades se unem Jack encontra o seu Pai em pé fora do caixão na igreja - realidade 2 - que diz que não está vivo e sim que Jack está morto.
Enquanto as duas realidades se unem todos se abraçam na igreja “realidade2” enquanto na “realidade 1” Katie foge com Sawyer e Claire e os outros no segundo avião que caiu na ilha “já concertado”.
Jack depois de falar com todos na igreja “realidade 2” começa a visualizar o fim de sua vida ferido na ilha por ter salvo todos de Jonh Lock – o monstro - na “realidade 1“. Vendo o avião partir da ilha voando ao céu, deitado ao chão com cão (labrador que se perde na ilha e reaparece deitando ao lado de Jack) em meio aos bambus... Jack no fim, deu a vida para salvar as duas realidades da entidade negra “o monstro” e quando as duas realidades se unem ele morre deitado sozinho ao lado do labrador na ilha deixando Hugo como guardião junto de Ben e Desmond.
Katie, Sawyer e mais três escapam da ilha no avião. Jack tem seu ultimo vislumbre em meio a luz na igreja com todos na “realidade 2”. Quando as duas realidades se unem ele morre olhando pro céu deitado na grama da ilha vendo o céu “na realidade final”. Então Jack salva os que sobreviveram e morre no final na “realidade final”.
Por fim, todos os que morreram na “realidade 1”: Jack, Jin, Sayd e etc... Em sinal de redenção e compreensão da realidade maior e em fé, partem da “realidade 2” na igreja para a vida além da morte. E Jack tem seu vislumbre final de vida na ilha vendo o avião partir. E os que sobreviveram na “realidade 1” quando as realidades se unem voltam para o avião que parte da ilha. Enquanto Hugo, Ben e Desmond que não fugiram no avião voltam para a ilha e lá ficam para protegê-la.
***Final das contas, Jack salva os que ainda estavam vivos e as duas realidades da destruição. Sawyer, Katie, Claire, o Piloto, o Japa Paranormal e o Richard deixam a ilha vivos no avião. O Hugo fica como guardião da ilha em companhia de Desmond e Ben.
So... The End
A melhor série que já assisti na vida!!! Espero que tenha esclarecido as tudo.
Obs.: Então pessoal no final o Pai do Jack não quer dizer que todos da ilha já estavam mortos. Mas veio dizer ao Jack que o Jack tinha morrido! Pois o Jack morre na “realidade 1” para salvar todos. Pois alguns que estavam na igreja sobrevivem quando as duas realidade se unem novamente! E os que morreram na “realidade1” partem em redenção da “realidade 2” para o além!
Enfim os que sobreviveram na “realidade 1” conseguem voltar suas consciências da “realidade 2” criada pela explosão da bomba, para a “realidade final” que no fim das contas é a “realidade 1”. Onde alguns ficam na ilha e outros sobrevivem e fogem no avião enquanto Jack morre.
terça-feira, 25 de maio de 2010
LOST: Série e Final Desvendado!
Marcadores:
desvendado,
episodio,
explicado,
final,
lost,
lost final
Assinar:
Postagens (Atom)